quarta-feira, 8 de abril de 2009

7 Coisas que você não sabia sobre o Saci - PARTE 2

Saci Pererê: bolado "dando uns corre" na mata

1. O Dia do Saci, proposto pelo presidente da Câmara Aldo Rebelo para substituir o "Halloween", 31 de outubro dia do evangélico, já é considerado oficial em São Paulo desde 2004 e, antes disso, em São Luiz do Paraitinga e São José dos Campos.

2. A lenda do Saci foi criada há mais de 200 anos pelos índios tupi-guarani do Sul do Brasil, inspirada em um indiozinho de cabelos avermelhados, que teria o poder de ficar invisível e confundir os caçadores. Seu nome em tupi: Çaa Cy Perereg.

3. O mito indígena foi apropriado pelos escravos, e o Saci se tornou negro e com cachimbo na boca. O barrete que carrega é um elemento europeu, inspirado no piléu romano, que identificava os escravos libertados. A superstição diz que, quem conseguir roubar-lhe o barrete, ganha sua submissão.

4. É considerado um símbolo nacional, pois congrega as três raças que compõem o povo brasileiro.

5. Dizem que tem a mão furada de tanto carregar a brasa para acender o cachimbo. Como não dispõe de fósforos nem isqueiro, costuma assustar viajantes que atravessam a mata para pedir fogo.

6. O maior dilema a respeito dele é sobre qual perna lhe falta: a direita ou a esquerda? Sua única perna seria centralizada, apoiada por dedos laterais mais desenvolvidos.

7. Dentro de todo redemoinho de vento existe um Saci, diz outra lenda. Para capturá-lo, primeiro se joga uma peneira e, com cuidado, coloca-se ali uma garrafa de cachaça vazia. Quando ele entrar na garrafa atrás da bebida, ela deve ser fechada com rolha com uma cruz desenhada.

Nenhum comentário: